Seguir por email - Follow by Email

domingo, 5 de janeiro de 2014

Depoimento de João Paulo dos Santos - SC

Recebi esta semana o depoimento do João Paulo, que me autorizou a postá-lo aqui no Blog!

Obrigada João, por nos doar a sua história e contribuir para o crescimento do nosso Blog 

 

 

"UM POUCO DE MIM!!!!!!


Me chamo João Paulo do santos, sou casado com a maravilhosa e guerreira Jani Mara, tenho dois lindos filhos o João Vitor de 14 anos e a Maria Clara de 1 ano e 8 meses. Tenho 31 anos, sou técnico em eletrotécnica e acadêmico de Engenharia Elétrica na Uniarp. Moro em Monte Carlo-SC. Enfim, em 2012 mais precisamente metade de fevereiro fui premiado com a paralisia facial. Tudo começou quando estava na faculdade em uma sexta-feira a tarde quando fui tomar água e vi que vazou no canto esquerdo da boca. Olhei no espelho e não notei nada de diferente no meu rosto, quando retornei para casa falei pra minha esposa que não estava me sentindo bem, mas ela não falou nada e nem percebeu nada diferente. Então, pensei, estou normal ,foi só alguma coisa de diferente que aconteceu. Mais tarde, fui assistir Tv e meus olhos começaram a arder e lacrimejar bastante. Nem me passava na cabeça que tudo aquilo era sintoma da paralisia facial, nem imaginava que isso existia! Então fui até a casa do meu pai,continuava tudo normal. No sábado pela manhã, tudo começou a aparecer bem e a se definir o que era de verdade. Não precisa nem relatar o que senti apartir daí porque quem passa ou passou já sabe o que quero dizer. Parece que tudo desabou. Tudo o que havia acontecido anteriormente de maravilhoso como a gravidez da minha esposa,o começo de um grande sonho que era fazer faculdade de engenharia havia sumido, havia entristecido, sei la como definir. Então começei junto com minha esposa a procura por médicos.

Andamos por várias cidades e consultórios, conhecemos muitos, mas as respostas eram sempre iguais: "VAI MELHORAR, ISSO É COMUM LOGO LOGO ESTARÀ BEM, MARQUE O RETORNO PRA SEMANA QUE VEM” e nada melhorava. Frequentei vàrias sessões de fisioterapia, e tudo continuava do mesmo jeito. Um belo dia pedi a nossa senhora aparecida que senão fosse por milagre que mostrasse o caminho para resolver esse problema que eu iria lutar ate as últimas conseqüência para melhorar a paralisia. Foi quando cheguei na faculdade, era aula de introdução a informática. Aproveitei a oportunidade e digitei no google paralisia facial! Aí apareceu este maravilhoso blog! Então comecei a lera historia da Ionara e conheci Drº Fausto.

Nesse período chorei muito, dizem que homem não chora, chora sim e muito. Sempre fui vaidoso, gostava de me cuidar muito. e derrepente você se olha no espelho e seu olho está mais aberto e não pisca e sua boca torta e seu sorriso apagou-se de seu rosto. É muito ruim! Mas aprendi também muita coisa boa! Creio que DEUS me permitiu que acontecesse isso para que eu pudesse repensar meu estilo de vida, aprender os verdadeiros valores da vida, e dar valor às pequenas coisas ! Perceber quem realmente te ama e quer você por perto. Aprendi o que é ter paciência e a tolerância e contei várias vezes até 10, aliás milhões de vezes. O que  mais perturba a gente, são aquelas caras de espanto e a famosa pergunta "NOSSA O QUE ACONTECEU COM TEU ROSTO? ISTO TEM CURA?COITADO DE VOCÊ! " Meu santo DEUS aquilo acabava com tudo.

 Um fato que aconteceu e ficará na minha memória pra sempre. Dois sentimentos juntos! Foi o nascimento da minha pequenina Maria Clara, a alegria era imensa e aquele sorriso grande que tinha que estampar meu rosto aconteceu, não na hora, porque me segurei, mas depois sozinho no quarto, quando esperava minha esposa! Grande de um lado só, mas aconteceu (risos). Aprendi a conviver com isso e que o maior preconceito é o nosso mesmo! Ficamos sempre pensando no que os outros vão falar o que vão achar disso tudo.

Este mês fará um ano que fiz a cirurgia , dia 31/01 . Estou em recuperação. Drº Fausto disse que a recuperação varia em cada pessoa. Com relação à cirurgia, faria tudo novamente se fosse preciso. Ainda  não esta abrindo o sorriso do lado esquerdo e o olho ainda não pisca mas está fechando bem está lubrificando bem  e já não arde mais ! A boca está quase perfeita! Ele disse que talvez podia ter que fazer uns retoques, mas hoje já posso sorrir aquele sorriso meio disfarçado. Está um charme! Posso tomar qualquer líquido que não tem perigo de vazar no canto da boca. As letras P e F falo normalmente tenho segurança em apresentar trabalhos na faculdade. Somente quem sabe que eu tive esse problema que percebe. Os outros que não me conheciam não percebem que eu tive paralisia facial. O atendimento da equipe do Doutor é impar, não tem como explicar, são excelentes pessoas. A estada em Botucatu-SP será inesquecível pois seu zaca e dona Jô que são proprietários da pousada onde fiquei são anjos que apareceram na minha vida. Me deram o maior carinho a atenção naquele momento que eu mais estava precisando, estava longe da minha família, dos meus filhos. Está marcado pra janeiro o 3° retorno com doutor. Aí veremos o que será feito de retoque no olho. Não fiz nenhum ainda, será decidido agora nessa consulta. Se quiserem compartilhar alguma coisa ou até mesmo que eu possa ajudar meu e-mail é jpaulinho0903@hotmail.com . Éstarei aqui para ajudar no que puder! As fotos postarei depois do retorno porque não tenho foto antes da cirurgia. Quero agradecer à Ionara, por sempre responder as perguntas que fiz a ela antes e até mesmo logo depois da cirurgia. Obrigado por você ajudar a todos que recorrem a ti. 

Abraço a todos e que esse ano de 2014 seja de muita conquistas a todos.

 

ATT,

João Paulo dos Santos

 

 

 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Feliz 2014 !

E 2014 chegou! Trazendo com ele muita esperança a todos!


O tempo

O Tempo (Carlos Drummond de Andrade) 

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, 
a que se deu o nome de ano,
foi um individuo genial.

Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar
e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui para diante tudo vai ser diferente.

Para você, desejo o sonho realizado,
o amor esperado,
a esperança renovada.

Para você, desejo todas as cores desta vida,
todas as alegrias que puder sorrir,
todas as músicas que puder emocionar.

Para você, neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família seja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas...
Mas nada seria suficiente...

Então desejo apenas que você tenha muitos desejos,
desejos grandes.

E que eles possam mover você a cada minuto
ao rumo da sua felicidade.”

Feliz Ano novo!!!!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Fotos Recentes


Pessoal, recebo sempre emails perguntando como estou, se o meu sorriso ainda continua do mesmo jeito! Na verdade, acho que estou cada dia melhor! Tirando os momentos em que estou respondendo as perguntas das pessoas que me escrevem, a paralisia já não faz parte da minha vida! É como se nunca tivesse tido! Nem me lembro dela! Ficou mesmo para traz! E com toda essa mudança que aconteceu na minha vida, tenho me cuidado mais! Do meu corpo e da minha saúde! Dia 6 de janeiro fazem 3 anos que operei! Como passou rápido.....
Estas fotos são as mais recentes! Acabo de chegar de férias! Estava na Flórida com minha mãe e um tio! Fui maravilhoso! Amo a Flórida ! Quando vou , não tenho nem vontade de voltar.... Adoro viajar na verdade! E agora, com este sorrisão nas fotos, fica melhor ainda!
Abraços

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sem o aparelho ortodôntico

Há uns 3 anos atrás, via fotos das pessoas sorrindo, e me vinha uma vontade dolorida de poder fazer o mesmo! Mas a paralisia me impedia! Como eu achava lindo cada sorriso! Hoje graças a Deus, ao Dr. Fausto Viterbo , à minha mamis e à enorme torcida dos meus amigos pude realizar este sonho, que embora pareça pequeno, era o meu maior desejo! Posso sorrir, todos os dias! Muito, muito feliz! E agora sem o aparelho, felicidade completa! Obrigada pelo toque final, minha dentista Flávia Khouri Reis, querida demais!
Obrigada meu Deus! Perdoe os meus pecados! Me faça merecedora de tamanha graça!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dúvidas


Pessoal, resolvi postar as dúvidas de uma de nossas colegas que vem lutando contra a paralisia! As dúvidas dela podem ser as mesmas de muitos de vcs, então pensei que ajudaria postando estes emails aqui. A cronologia dos emails está invertida, os de cima , são os mais recentes:

Oi G

Com 15 dias não estará bom ainda! Mas com certeza cada dia melhor! Este início é terrível mesmo! é preciso muita paciência! E muita força para aguentar! Quando estiver ansiosa, respire fundo e vá se controlando! Eu gostava muito de ouvir o Pe Fábio de Melo, me acalmava!
Tinha muito medo de encarar as pessoas quando chegasse na minha cidade! gosta de sair com máscara, estas de dentista e óculos escuros,achava melhor que mostrar os cortes no rosto, era menos chocante!
O V e o F eu demorei um pouco também para falar. E fica mesmo tudo adormecido.
No segundo dia , chorei muito, me sentia um monstro e pensei, o que eu fiz da minha vida! Mas graças a Deus tudo passou e hoje estou sorrindo!
Para dormir é muito ruim mesmo! Não dá para se virar, e eu sentia calafrios e suor estranho! Além da perna incomodando.
Engraçado que não mexi nos olhos mas quando saí da cirurgia senti muita dor, acho que resseca no bloco cirúrgico!Abraço! Muita força querida!



Em 22/07/2013, às 17:38, g :


Oi boa noite td bem?

Fiz a cirurgia com Dr. Fausto na quinta-feira, hoje estou com o rosto tão inchado que pareço o Kiko do Chaves...meu rosto está muito roxo e cheio de pontos...meu olho está tão inchado que mal consigo abrir....quem me olha sinto q fika com má impressão....porque parece que apanhei a noite inteira...estou irreconhecível.

Mas Dr. disse que seria assim mesmo...agora é esperar o resultado, que sempre esperamos ser positivo....

Agora tenho que aguentar as pessoas falando...nossa que coragem a sua, eu não tenho coragem nem de fazer lipo, quanto mais plástica no rosto....

Estou com dificuldade de falar o V e F, é normal? vc fikou assim também? Minha boca e rosto estão amortecidos...e meus olhos pegam fogo...ontem coloquei até gelo.
Ainda não vejo mudança, aliás tá pior que antes...mas é assim mesmo né?

Será que em 15 dias estou recuperada?

Saí no mesmo dia em que fiz a cirurgia agora irei terça-feira para tirar os pontos....Quando ele veio me dar alta eu perguntei: será que vou fikar igual a Ionara? Ele deu risada e falou que fizeram de tudo para que sim!....

Você não esperou nada...eu to tão ansiosa esperando tanto que tenho até medo...pq no fundo por mais que falamos que é mais uma tentativa...sempre esperamos algo melhor...pq o sofrimento não é fácil....Nossa pra dormir é um sufoco...

Você sabe o e-mail da Adriana? queria compartilhar com ela, ainda mais que a cirurgia dos olhos dela foi igual a minha....

Obrigada por poder desabafar e trocar informações.....mas é bom para termos mais fé e confiança....

Tenha uma ótima semana!!

Subject: Re: paralisia facial
From: ionara02@yahoo.com.br
Date: Tue, 18 Jun 2013 11:51:38 -0300


Oi G

Na minha opinião vc deve estar preparada para melhorar ou não! Precisa saber que se não der certo, pode fazer outras! E se der , será perfeito!
Eu fui sem esperar nada! O que eu conseguisse seria lucro! E consegui um resultado maravilhoso! Jamais imaginei que conseguiria o sorriso que tenho hoje!Graças a Deus! Mas já fiz uma com 15 anos onde nao consegui nada!
É um risco! Mas precisamos tentar!
Tem pessoas que conseguem mostrar os dentes e outras não! Tomara que vc consiga querida!
Fiz fono um tempo depois da cirurgia apenas. Antes nao fiz!
A clínica é ótima! Eu fiquei só com a enfermeira! A minha mae tem problemas na coluna, seria difícil para ela ficar lá! Tem uma enfermeira por sua conta o tempo todo!
Fiquei apenas um dia e uma noite na clínica!

Em 18/06/2013, às 11:43, g escreveu:

Obrigada....Isso que é meu medo esperar uma coisa e depois em decepcionar....quero que apareça meus dentes do lado esquerdo...será que vai aparecer...ele disse que sim...e o seu não aparecia tb né? Fiz um pouco de fono antes...mas agora tá tão corrido que nem to conseguindo fazer os exerc´cios direito...vc fez bastante fono?

Quanto ao quarto da clínica é bom? pq disseram que pode ficar acompanhante...vc fikou quantos dias lá?

Subject: Re: paralisia facial
From: ionara02@yahoo.com.br
Date: Tue, 18 Jun 2013 11:36:09 -0300


Oi G
A ansiedade é muito grande mesmo!
Procure ficar tranquila, alimente-se muito bem, com alimentos saudáveis e nutritivos para que o seu organismo se recupere bem! Peça às pessoas que torçam e rezem por vc! E faça exatamente tudo que o médico lhe recomendar! Tire todas as suas duvidas com ele durante a sua recuperação!
E no mais é pedir a Deus!
O pós operatório é muito difícil mesmo! O primeiro mês muito inchado, depois aos poucos tudo vai passando!
Não espere que terá sorriso igual ao de uma pessoa que nunca teve paralisia! Mas o que melhorar para nós já é muito, não é mesmo!

Muita força e boa sorte!

Ionara



Em 18/06/2013, às 08:57, g escreveu:

Oi Ionara tD BEM?

Minha cirurgia está perto...será dia 18/07/2013, estou muito ansiosa.... você me recomenda que faça algo antes da cirurgia? Você ficou assim também, ansiosa? Depois da cirurgia acho que ficamos parecendo um monstro né? mas depois só tende a melhorar...depois de qquatos dias desincha?

Desculpe as perguntas mas preciso saber para me preparar psicologicamente...
Obrigada

Tenha um bom dia!



Date: Wed, 27 Feb 2013 00:59:33 -0800
From: ionara02@yahoo.com.br
Subject: Re: paralisia facial


Sim, ele faz todo o tipo de cirurgia. o meu olho fecha mas nao veda completamente a noite, tbem uso colirio. Mas nao mexi no olho, nao me incomoda. fiz, nariz , queixo, boca.

From: g
To: ionara02@yahoo.com.br ;
Subject: RE: paralisia facial
Sent: Wed, Feb 27, 2013 1:23:38 AM

porque a recuperação é demorada e é muito dinheiro. vc tb não fechava seu olho? eu uso colirio direto...me incomoda...meu nariz é torto tb...ele arruma tudo?

Date: Tue, 26 Feb 2013 17:16:30 -0800
From: ionara02@yahoo.com.br
Subject: Re: paralisia facial


Oi G ! Entendo toda a sua insegurança! Senti o mesmo qdo marquei com ele. Tmbem ja tinha feito uma que não deu certo!
Mas porque não tentar mais uma vez?! Torço que dê tudo certo pra vc !
Abraço

From: g
To: ionara02@yahoo.com.br ;
Subject: paralisia facial
Sent: Wed, Feb 27, 2013 1:07:32 AM

boa noite td bem...

tenho o mesma paralisia congenita q vc tinha...marquei consulta com dr. fausto e estou cheia de dúvidas e medo de me decepcionar, pois já fiz aquela cirurgia que tira um nervo da perna e coloca no rosto...mas nao vi resultado...

vc pode me ajudar?

g